Blog

Outros - 21/07/23

Avanços no Setor de Biocombustíveis: Aumento da Mistura de Etanol na Gasolina para 30% anima setor

Avanços no Setor de Biocombustíveis: Aumento da Mistura de Etanol na Gasolina para 30% anima setor

A proposta de aumento do nível de mistura de etanol anidro à gasolina, para atingir 30%, é uma medida amplamente apoiada pelo setor sucroalcooleiro. Neste momento em que os preços da gasolina praticados pelas refinarias da Petrobras estão abaixo da paridade de preços internacionais, há uma pressão na demanda pelo etanol hidratado. Essa medida pode impulsionar o consumo de biocombustíveis.

O aumento da mistura traz uma série de benefícios. Em primeiro lugar, reduz a necessidade de importação de gasolina A, o que contribui para a economia do país. Além disso, essa medida também resulta na redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Estima-se que o aumento da mistura para 30% possa evitar a emissão de cerca de 2,8 milhões de toneladas de CO2, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Além disso, o aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece o mercado interno de biocombustíveis, promovendo a diversificação da matriz energética e reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. Isso contribui para a segurança energética do país e estimula a indústria nacional de produção de etanol.

Em resumo, a proposta de elevação do nível de mistura de etanol anidro à gasolina para 30% traz diversos benefícios, incluindo a redução da importação de gasolina, a mitigação das emissões de CO2, potencial melhoria no desempenho dos veículos e fortalecimento do mercado interno de biocombustíveis. Essa medida reflete o compromisso contínuo em direção a uma matriz energética mais sustentável e contribui para o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro.

—–

Este artigo, escrito pelo professor Tarcilo Ricardo Rodrigues da Archer Education, discute os benefícios econômicos e ambientais decorrentes da proposta de aumento da mistura de etanol na gasolina para 30%. 

Torne-se um especialista

Nos dias 20 e 21 de setembro de 2023, Tarcilo ministrará o curso Inteligência da Comercialização de Etanol no Mercado de Combustíveis na cidade de Ribeirão Preto. Essa é uma oportunidade para profissionais do mercado adquirirem uma visão estratégica de toda cadeia de comercialização de etanol, desde a formação da oferta aos postos revendedores, detalhando os principais pontos de formação de preços. Saiba mais sobre o curso.

Compartilhar